No passado dia 17 de Maio, na Atmosfera m, teve lugar o evento LigAção, uma iniciativa do Uni.Network do GRACE que visa promover a ligação entre os meios empresarial e académico. Estiveram presentes representantes de 9 Entidades Académicas e 29 empresas associadas, num total de mais de 60 participantes.

 

As boas vindas ficaram a cargo de Margarida Couto, Vice-Presidente do GRACE em representação da VdA, que focou o alinhamento do Uni.Network com as grandes linhas estratégicas da União Europeia e das Nações Unidas, salientando ainda o papel da Responsabilidade Social Corporativa como elemento agregador. 

 

 

Seguiu-se a partilha, pelo Prof. Michael Baum, do projeto da FLAD Study in Portugal Network, que visa fomentar experiências académicas e profissionais a alunos americanos no nosso país (saiba mais sobre este projeto em http://www.flad.pt/study-portugal-network/).

 

 

Abriu-se um tempo de partilha de casos práticos de ligação entre empresas envolvidas no Uni.Network e entidades académicas protocoladas.

Em primeiro lugar, Pedro Cunha, aluno do ISCTE e um dos premiados da Academia GRACE da edição passada, partilhou o seu percurso considerado pouco tradicional de aluno de Serviço Social e estagiário na Resiquímica, destacando as atividades desenvolvidas no âmbito da RSC desta empresa.

 

 

Seguiram-se três projetos de parceria empresas-academia:

  • Groundforce e Universidade Europeia, no âmbito do programa de RSC Apoiar
  • VdA e Porto Business School, através da Academia VdA
  • Everis e IST, num projeto de apoio ao empreendedorismo e inovação social

 

Introduzindo algumas linhas de futuro, Jorge Vicente, representante do associado Press Fórum, partilhou alguns projetos no âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade, em que o GRACE é parceiro, como “Preparados para Trabalhar?”, em que focou a valorização das soft skills pelos empregadores, por exemplo, adaptação e flexibilidade, trabalho em equipa, gestão do tempo, liderança, e motivação para a excelência (http://maiorempregabilidade.forum.pt/).

 

 

De seguida, Luís Roberto, membro da Direção do GRACE em representação da Fundação BP, conduziu um breve brainstorming com a plateia, com intervenções de representantes de empresas, academia e organizações sociais. Foi consensual a importância de se intervir ao nível das políticas nacionais do Ensino Superior, especificamente da A3SES, sentindo os intervenientes que há uma prioridade de investimento na investigação e carreira académica, ao invés de uma valorização de corpos docentes com forte ligação ao mundo do trabalho.

 

Num momento de grande significado e muito aguardado pelos alunos presentes no auditório, procedeu-se à entrega dos certificados Academia GRACE da edição 2015/2016, atribuídos aos seis primeiros classificados neste concurso centrado em temas de RSC, que inclui alunos do IST, da Universidade de Aveiro, da Universidade do Porto, do ISCSP e da Universidade Europeia.

 

 

No total, 14 alunos poderão usufruir de um estágio de um mês numa empresa Uni.Networker. Este momento culminou numa entusiasta apresentação do projeto que ganhou o 1º lugar, do aluno de Engenharia e Gestão Industrial do IST, Diogo Melro.