Decorreu, no passado dia 3 de dezembro, mais uma Assembleia Geral Ordinária do GRACE em casa do Associado everis Portugal com transmissão via videoconferência no Associado Super Bock Group.

 

 

Os 97 Associados representados aprovaram os dois pontos de agenda “Aprovação do Plano de Atividades para 2020 e respetivo orçamento anual propostos pela Direção”, bem como “Deliberação sobre proposta da Direção para a eleição de Associado Honorário”.

 

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Brandão de Vasconcelos, em representação da everis, deu as boas-vindas, saudando os presentes, na sala e no Porto, e agradecendo a presença de todos.

 

De seguida, após um breve enquadramento da estratégia definida para 2019-2020, Margarida Couto, Presidente do GRACE em representação da Vieira de Almeida & Associados, apresentou um resumo das principais iniciativas levadas a cabo pela Associação no corrente ano.

 

 

A Presidente do GRACE apresentou então o plano de atividades previsto para 2020, realçando que a sua execução pressupõe uma diversificação das fontes de receita, partilhando com os presentes o catálogo de iniciativas de capacitação, nomeadamente o crash course “Sustainability – a corporate journey”, em parceria com o ISEG e o Associado Sair da Casca a ter lugar em maio.  

 

 

Coube a Luís Roberto, Vice-Presidente em representação da Fundação BP, recordar a estratégia de Comunicação definida para 2019-2020, dando nota de que 2020 será o ano em que a Associação celebra duas décadas de vida. Apresentou um calendário de celebrações da efeméride que contempla várias iniciativas como o lançamento de uma nova imagem e um novo site, e a organização da Conferência 2020 – Empresas Responsáveis, entre outras.

 

 

Na qualidade de Tesoureira, Paula Miranda, membro da Direção em representação da Omnova Solutions, foi a responsável pela apresentação da proposta de Orçamento para 2020.

 

 

O Presidente da Mesa da AG levou então o ponto 1 a votação, perguntando antes à colega de mesa, Filomena Esteves de Carvalho, em representação da Essilor, se tinha algo a acrescentar. Os Associados presentes em Lisboa e no Porto votaram por unanimidade, acompanhados de uma efusiva salva de palmas e umas palavras de felicitações da Presidente do Conselho Consultivo, Maria da Conceição Zagalo.

 

 

Seguidamente, o Presidente da Mesa prestou homenagem aos 3 Associados que perfazem 10 anos de adesão ao GRACE (ANA Aeroportos, H+K e MSD), entregando o troféu ao representante da ANA Aeroportos presente.

 

 

Passando ao ponto de agenda seguinte, Margarida Couto realçou o papel fundamental e as várias fases na vida do GRACE e propôs a nomeação de Paula Guimarães, sua antecessora na Presidência da Direção do GRACE e atual membro do Conselho Consultivo, para Associada Honorária.

 

 

Após aprovação por unanimidade, tanto em Lisboa como no Porto, Paula Guimarães agradeceu a todos os presentes, dando nota de que a sua passagem pelo GRACE foi a experiência profissional mais gratificante da sua vida.

 

 

Já com a AG terminada, teve lugar a cerimónia da segunda edição do Prémio de Voluntariado Corporativo Elza Chambel, que contou com a candidatura de 5 empresas Associadas na categoria Grande Empresa, e 2 outras na categoria PME.

 

 

O júri desta edição distinguiu as iniciativas "Missão Alegria", da LIPOR na categoria PME e “Jantares Comunitários do Montepio”, na categoria Grande Empresas. Os galardões foram entregues, respetivamente no Porto e em Lisboa, sendo que este último pelas mãos de Francisca, neta de Elza Chambel.

 

 

A apresentação da Assembleia Geral está disponível para consulta na Área Associado.