A visita de Estudo a Kosice foi uma das atividades integradas no Programa da Capital Europeia do Voluntariado e juntou Câmaras Municipais, Empresas e Entidades promotoras de Voluntariado, de 9 países europeus, com o objetivo de dar a conhecer boas práticas de voluntariado em diferentes áreas e políticas desenvolvidas pelo Município de incentivo ao voluntariado.

 

 

Durante 3 dias, o GRACE teve a oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolve com as suas empresas associadas na área do voluntariado corporativo, em específico o seu novo programa de Voluntariado GIRO 2.0, assim como conhecer outros projetos de voluntariado corporativo de outros países europeus e boas práticas de empresas eslovacas.

 

 

No balanço desta visita ficou comprovado o importante contributo que o voluntariado corporativo tem, quer nos colaboradores, quer no apoio a entidades promotoras de voluntariado, assim como a importância do estabelecimento de parcerias duradouras entre empresas e organizações, numa ótica de um voluntariado de continuidade.

 

A Capital Europeia do Voluntariado é uma iniciativa instituída em 2013 pelo Centro Europeu de Voluntariado (CEV), com o objetivo de promover e fomentar o voluntariado a nível local, reconhecendo municípios que desenvolvem projetos e políticas de apoio ao voluntariado. Em 2015, Lisboa foi nomeada Capital Europeia do Voluntariado, tendo o GRACE feito parte da Comissão Organizadora.