E após deliberação, o júri elegeu a iniciativa “Guardiões de Jardim” da Gebalis como vencedora da primeira edição do Prémio de Voluntariado Corporativo Elza Chambel.  

 

O desafio, lançado no início deste pelo GRACE, em parceria com o Associado Eixo Norte Sul, era “simples”: distinguir as empresas, Associadas ou não, sediadas em Portugal, com os melhores programa voluntariado!

 

Nascia assim o Prémio Voluntariado Corporativo Elza Chambel, uma iniciativa destinada a promover o reconhecimento público do voluntariado corporativo, sensibilizar a sociedade para a importância do voluntariado como forma de cidadania ativa, bem como divulgar e promover a disseminação de boas práticas das empresas.

 

As empresas não faltaram à chamada e nesta primeira edição recebemos 11 candidaturas elegíveis. O júri, composto por Fernanda Freitas (Eixo Norte Sul), Henrique Joaquim (Comunidade Vida e Paz), Eugénio da Fonseca (CPV) e Teresa Chambel, não teve tarefa fácil mas a decisão foi unânime ao premiar “Guardiões de Jardim” do Associado Gebalis, reconhecendo as componentes do envolvimento com a comunidade e da continuidade da iniciativa, considerando que esta merece ser replicada.

 

Este programa, iniciado em 2008, no âmbito da responsabilidade da Gebalis na manutenção e conservação dos espaços verdes em bairros de atribuição social em Lisboa, visa sensibilizar crianças, jovens e idosos para a importância do mundo botânico, recuperar e ajardinar espaços urbanos, construir e manter floreiras, hortas urbanas e sensibilizar para as questões ambientais e para a alimentação saudável à base de leguminosas.

Esta iniciativa tem permitido igualmente melhorar a relação da empresa com a comunidade, graças ao contacto de proximidade e antecipar vários problemas sociais, habitacionais relacionados com a manutenção do parque edificado e do espaço público.

 

A cerimónia de entrega do Troféu desta 1ª edição do Prémio de Voluntariado Corporativo Elza Chambel acontecerá no dia 10 de Janeiro.

Além do troféu, a empresa vencedora receberá um ano grátis de utilização da plataforma do Associado eSolidar.

 

Mais informações em breve.