A 5 de Dezembro celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado (DIV). A data, proclamada em 1985 pelas Nações Unidas, tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo. É também ocasião para as organizações se darem a conhecer junto da sociedade civil, celebrarem os seus esforços, partilharem os seus valores e promoverem o seu trabalho.

 

Este ano, as Nações Unidas dedicam o dia ao tema "Volunteers build Resilient Communities", dando voz especialmente ao contributo dos voluntários das comunidades locais para a resiliência dessas mesmas comunidades em situações de desastres naturais, crises económicas e conflitos políticos.

 

O mais recente State of the World's Volunteerism Report (SWVR) lançado pelas Nações Unidas, revela que mais de 1 bilião de pessoas praticam voluntariado em todo o Mundo, o que equivale a 109 milhões de trabalhadores a tempo inteiro. A grande maioria do voluntariado praticado é informal, com 70% das pessoas dedicadas a apoiar diretamente as suas comunidades, enquanto as restantes 30% o fazem através de organizações formais. As mulheres representam 57% da força total de voluntários.

Sabia que… o United Nations Volunteers (UNV) é o programa responsável pelo reconhecimento dos voluntários e a sua integração nos programas de desenvolvimento em todo o mundo e conta com quase 20 mil voluntários?

Mais informações aqui.  

 

Por cá

Em Portugal, fruto da situação económica e dos esforços de sensibilização por parte de organizações da Economia Social, o voluntariado tem vindo a aumentar, principalmente junto dos mais jovens. O GRACE e as suas empresas associadas têm desenvolvido igualmente iniciativas de promoção da prática de voluntariado, não só por parte dos colaboradores como a nível individual, levando a cabo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, promovendo uma cidadania ativa e a redução das desigualdades sociais. Entre elas destacamos o GIRO, Ideias Cruzadas e o Prémio de Voluntariado Corporativo Elza Chambel

 

Existem várias plataformas dedicadas ao Voluntariado, como o Programa Portugal Voluntário, promovido pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e cofinanciado pelo PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, que reúne aqueles que querem desenvolver uma ação de voluntariado e as organizações que a promovem. A Bolsa de Voluntariado, promovida pela Entrajuda, é também uma alternativa, que junta voluntários, empresas, organizações e universidades

Também a Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) promove desde 2008 o Troféu Português do Voluntariado, que pretende “homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado” e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. A cerimónia de entrega acontece amanhã, na Assembleia da República, em Lisboa.

A Câmara Municipal de Lisboa instituiu este ano o Prémio Municipal de Voluntariado, com o intuito de distinguir o melhor projeto/ação de voluntariado concretizado em 2017, que conta com o GRACE no júri.