No dia 26 de Outubro, o Associado J. Walter Thompson acolheu mais uma edição das Ideias Cruzadas, iniciativa do GRACE que pretende dar a conhecer às empresas projetos sociais inovadores, contribuindo assim para o estabelecimento de parcerias fortes, duradouras e com impacto.

 

 

Após as tradicionais boas-vindas de Susana Carvalho, CEO da J. Walter Thompson, e perante uma plateia curiosa, Nathalie Ballan, Membro da Direção do GRACE em representação da Sair da Casca deu voz a quatro oradores que apresentaram os seus projetos.

 

 

Isabel Jonet deu a conhecer Tempo Extra – um serviço que permite às empresas oferecerem aos seus colaboradores em fase de pré-reforma ou por acordo de rescisão uma experiência de voluntariado, permitindo-lhes assim continuarem uma vida ativa.

 

 

Seguidamente, Sandro Resende apresentou o Manicómio, projeto dedicado ao desenvolvimento artístico e criativo de pessoas com experiência de doença mental, que procura desenvolver a primeira galeria de arte bruta em Portugal e conta com 10 artistas já envolvidos. 

 

Madalena D’Orey falou sobre a Terra dos Sonhos, uma associação que promove o bem-estar emocional e mental de crianças e jovens com doença crónica, crianças e jovens institucionalizados, e também idosos, através de “produtos e serviços de sonho”.

 

Por fim, Joana Moreira mostrou o Movimento Transformers, que junta mentores voluntários que dão aulas de diferentes talentos (futebol, kickboxing, remo, surf, teatro, meditação, fotografia, etc) a grupos de aprendizes (essencialmente crianças e jovens em risco e seniores isolados). Esses grupos de aprendizes irão depois identificar um problema social e resolver esse problema através da atividade que receberam.

 

Após um momento de perguntas/respostas, seguiu-se um pitch de projetos sociais e Nathalie Ballan passou a palavra aos representantes de quatro projetos.

 

 

  • Palhaços d’Opital pretende levar alegria, humor e afetos aos seniores em ambiente hospitalar, que em mais de mil horas já impactou diretamente 9 mil utentes.

 

  • Sabão com Arte, Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) do Ceifac (Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra) que visa promover a inclusão social de jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis.

 

  • Ajuda de Mãe, negócio social que une as competências das mães em áreas como costura, cozinha e artesanato, contribuindo assim para que o nascimento do bebé possa ser um fator de melhoria para toda a família. 

 

  • Tayybeh, projeto de 3 refugiadas sírias que disponibilizam experiências gastronómicas caseiras oriundas da Síria em todas as ocasiões como festas de aniversário, eventos corporativos, etc.

 

No final, em ambiente de mostra de ideias, os presentes tiveram oportunidade de conversar com os representantes dos projetos e “provar” algumas delicatessen sírias.

 

O Ideias Cruzadas estará de volta em 2019. Para o ano há mais!