Este ano, em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural, o GRACE pretendeu sensibilizar os colaboradores das empresas associadas e respetivas famílias para o papel de cada um de nós na promoção e proteção do Património cultural, material, natural ou imaterial.

 

Assim, as 3 ações - Porto, Coimbra e Mafra – contaram com a participação dos Associados Accenture, Bel, Carglass, DHL, Egas Moniz, Essilor, Eurest, HTecnic, Infraestruturas de Portugal, L'Oreal, Lusitânia, OCP, Pfizer, Parques de Sintra – Monte da Lua, PwC, RTP, Santander, SDL, Superbock Group, Vieira de Almeida & Associados, WdMI, Whitestar e Widex.

 

Em Gondomar, fomos para o Parque Aventura e Trilho Ecológico do Associado Lipor, onde participámos na campanha de monitorização do rio e procedemos à reflorestação da envolvência e das margens de um troço do Rio Tinto. Também aprendemos sobre as técnicas de engenharia natural utilizadas na renaturalização dos leitos e margens dos rios.

A Lipor também publicou notícia sobre a iniciativa aqui

 

 

Em Coimbra, estivemos no CEIFAC – Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra - no qual ficámos a conhecer o “Sabão com Arte”, projeto de empregabilidade de pessoas em risco de exclusão social, e aprendemos a fazer sabão alusivo ao património histórico e cultural da cidade de Coimbra.

 

 

Em Mafra, fomos até ao Jardim do Cerco, em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e através de ações de “caça à hera”, limpeza das ruas da mata, realização de estacarias e envasamentos diversos, recolha de sementes e debulha, ficámos a conhecer melhor o património do Jardim, cujo sistema hidráulico remonta a D. João V.

 

 

Foi um dia muito divertido e gratificante para os 144 participantes que aprenderam algo mais sobre o património nacional, tão necessário preservar.  

Obrigada a todos pela vossa participação!