No passado dia 9 de Maio, o Pestana Palace acolheu o lançamento do Guia “Responsabilidade Social Interna nas Empresas”, resultante de mais um Grupo de Trabalho de empresas Associadas do GRACE, que se organizaram em 5 grupos de trabalho, nomeadamente: A) Benefícios Sociais Complementares; B) Conciliação Vida Pessoal, Profissional e Familiar; C) Talentos e Gerações; D) Cuidar da Pessoa que trabalha na empresa; E) Organização e Comunicação RSI. 

 

 

Luís Castanheira Lopes, Administrador do Grupo Pestana, deu as boas-vindas aos mais de seis dezenas de presentes, realçando a pertinência deste Guia que vem promover a reflexão e o debate de uma área tão importante como são os Recursos Humanos, falando também dos exemplos de Responsabilidade Social do Grupo Pestana.

 

 

Após as Boas Vindas teve lugar um momento com os Associados BEL,F3M e Jerónimo Martins, à conversa com Manuel Sousa Antunes, Presidente da Associação Pessoas 2020, com foco central na Responsabilidade Social Interna e o que cada uma das empresas desenvolve neste âmbito.

As intervenções prenderam a atenção dos presentes e deixaram claro que uma empresa deve manter um olhar prioritário e atento aos seus trabalhadores, entendendo-os como partes interessadas fundamentais, com a noção que cada pessoa tem necessidades e interesses específicos e únicos.

 

 

Seguidamente, Nathalie Ballan, membro da Direção em representação da Sair da Casca, fez um breve enquadramento sobre este Guia e agradeceu a todas as empresas envolvidas no Grupo de Trabalho, assim como às empresas que contribuíram para a revisão do Guia e disponibilizaram os seus casos práticos.

 

 

David Carvalho Martins, Advogado e Coordenador do Grupo de Trabalho, apresentou a estrutura do Guia, com uma abordagem aos respetivos conteúdos, passando, em revista os capítulos, destacando as conclusões e pontos-chave de cada um.

 


Margarida Couto, Presidente da Direção em representação da Vieira de almeida & Associados, encerrou o evento realçando que, mais do que nunca, as empresas têm de se consciencializar da importância de adotar medidas que mantenham os seus colaboradores felizes, motivados e empenhados, e de quanto a obtenção de sucesso nesta frente constitui um ativo essencial à sustentabilidade das empresas.

 

O e-book Responsabilidade Social Interna nas Empresas é exclusivo a Associados e está disponível na área Associado. Caso tenha interesse em aceder à publicação, por favor envie um mail para grace@grace.pt.

 

Álbum de fotos da iniciativa disponível aqui