O desafio veio de Fernanda Freitas, do associado Eixo Norte Sul que sugeriu homenagear a personalidade incontornável da intervenção social, percursora, promotora e grande dinamizadora do Voluntariado em Portugal. O GRACE prontamente acedeu e considerou que premiar os programas de Voluntariado das Empresas, associadas ou não, seria uma excelente forma distinguir e perpetuar o seu legado.

 

 

O lançamento contou com as boas-vindas de Margarida Couto, Presidente do GRACE, e a intervenção de Gabriella Civico (Diretora do European Volunteer Center), que recordou o contributo inestimável de Elza Chambel para o desenvolvimento do voluntariado a nível nacional e a sua projeção na Europa.

 

 

Coube a Fernanda Freitas animar a conversa emotiva entre Teresa Chambel (representante da Família de Elza Chambel), João Teixeira (membro da Direção da Confederação Portuguesa do Voluntariado) e Henrique Joaquim (Diretor Geral da Comunidade Vida e Paz), em que o denominador comum foi "a mulher, muito à frente do seu tempo, que não fazia voluntariado, mas sim vivia como voluntária"

Paula Viegas, da Direção do GRACE em representação da CGD, apresentou as condições gerais do Prémio de Voluntariado Corporativo Elza Chambel.

No final, num momento muito emotivo, Paula Guimarães e Margarida Couto (ex e atual presidentes do GRACE), entregaram o Prémio de voluntariado a Teresa Chambel.

 

 

 

 

Para além de homenagear Elza Chambel, este Prémio Voluntariado Corporativo pretende dar visibilidade e promover o reconhecimento público do voluntariado corporativo desenvolvido pelas empresas, sensibilizar a sociedade para a importância do voluntariado como forma de cidadania ativa, bem como divulgar e promover a disseminação de boas práticas das empresas.

 
Podem candidatar-se as empresas sediadas em Portugal que possuam programas de voluntariado, enviando o formulário de candidatura (disponível brevemente) para o endereço grace@grace.pt até 30 de Setembro de cada ano.

 

O Júri, presidido por um representante do GRACE (sem direito de voto), é composto por um representante do associado Eixo Norte Sul, um representante da Confederação Portuguesa do Voluntariado, um representante da família de Elza Chambel. Será ainda nomeada uma pessoa de reconhecido mérito no domínio do voluntariado a designar anualmente pelo GRACE, que este ano cabe a Henrique Joaquim da Comunidade Vida e Paz.

 

O Prémio, a ser entregue em Janeiro de cada ano, consiste num diploma e num troféu elaborado pela Fundação AFID Diferença. O associado eSolidar também oferecerá este ano ao vencedor um ano de utilização grátis da sua plataforma.

 

O regulamento está disponível a partir de hoje, aqui.

 

Qualquer dúvida, por favor envie mail para grace@grace.pt