No passado dia 11 de Janeiro, o majestoso Salão Nobre acolheu o lançamento da Ficha Setorial “Responsabilidade Social nas Entidades Públicas”, resultante de mais um Grupo de Trabalho coordenado pelo associado Gebalis e pela Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente.

 

 

Alexandra Carvalho, Secretária-Geral daquela entidade, deu as boas-vindas às mais de cinco dezenas de convidados, que incluíam Associados, Entidades Públicas e Académicas, realçando a importância da reflexão sobre este tema na Administração Pública e agradecendo o convite do GRACE, disponibilizando-se para continuar esta parceria tão proveitosa.

 

 

Seguidamente, Gonçalo Cavalheiro, partner do associado CAOS, fez um breve enquadramento sobre esta iniciativa do GRACE e os principais objetivos das Fichas Setoriais. Agradeceu também a todas as entidades envolvidas no Grupo de Trabalho: DGAE- Direção Geral das Atividades Económicas; IGAC - Inspeção Geral das Atividades Culturais; INA - Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas; Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente; Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e os associados Gebalis, Infraestruturas de Portugal, Lipor, Parques de Sintra - Monte da Lua e RTP. Terminou com um agradecimento especial ao associado Grafe, pelo desenvolvimento criativo e a Fernando Carreira e Osvaldo Ferreira pela coordenação dos trabalhos desenvolvidos.

 

 

E coube aos dois coordenadores apresentarem a Ficha propriamente dita. Osvaldo Ferreira, Chefe de Divisão de Avaliação, Auditoria e Qualificação da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, fez o enquadramento do Setor Público que compreende mais de 4500 entidades no âmbito da Administração Pública e mais de 600 empresas públicas, abordando várias questões como a necessidade de analisar stakeholders, de mobilizar colaboradores e restituir a confiança para o exterior.

 

 

Fernando Carreira, Técnico Superior do Gabinete de Estudos e Planeamento da Gebalis, apresentou os temas que constam da Ficha, bem como recomendações resultantes das questões e desafios debatidos nas reuniões do Grupo de Trabalho e processo de elaboração de conteúdos da publicação.

 

 

Margarida Couto, recém-empossada Presidente da Direção em representação da VdA, encerrou a iniciativa deixando a nota de que as sinergias entre a Administração Pública e o tecido empresarial são fundamentais e o GRACE tudo fará para contribuir para o fortalecimento dessa relação.  

 

O e-book Responsabilidade Social nas Entidades Públicas é exclusivo a associados e está disponível na área Associado. Caso tenha interesse em aceder à publicação, por favor envie um mail para grace@grace.pt.

 

Agradecimento especial a António Azevedo/Gebalis pela cedência das fotos.