Decorreu, no passado dia 29 de Novembro, nas instalações do Associado wDMI em Rio Tinto, a Formação “Como Investir na Comunidade”, dinamizado pelos Associados Biorumo e TurnAround Social e que contou com a participação, entre outos, dos Associados Eurest, Prio e Super Bock Group.

 

A abrir a sessão, Rui Pedroto, membro da Direção do GRACE, em representação da Fundação Manuel António da Mota, salientou a importância deste Workshop, ao permitir apoiar a construção de uma ponte sólida entre o setor empresarial e entidades da economia social.

Esta foi uma oportunidade para as empresas presentesrefletirem, reverem e partilharem práticas e aprenderem com as experiências de outros associados, criando-se assim a oportunidade para desenvolverem ou aprofundarem um pensamento crítico face ao relacionamento das empresas com a comunidade.

De salientar que esta formação teve as suas primeiras edições no passado mês de Maio, em Lisboa, e teve origem na sequência do manual “Como mobilizar empresas para projetos sociais?” construído em cooperação com a Fundação Aga Khan.

 

 

No dia seguinte, 30 de Novembro, realizou-se a Formação “Como Mobilizar Empresas para Projetos Sociais”, realizado em parceria com o Núcleo do Porto da Rede Europeia Anti Pobreza destinado a entidades da Economia Social e que decorreu na Casa das Associações.

Desta vez, a formação, que visacapacitar os diferentes dirigentes associativos e líderes locais na mobilização de recursos, nomeadamente através do relacionamento com empresas, foi dinamizada pelos Associados eSolidar e TurnAround Social.

 

Numa sessão muito participada, com 25 formandos, e com uma forte interação entre os formadores e o grupo de formandos, os participantes, a maior parte com experiências na área social, puderam adquirir e desenvolver ferramentas úteis no contacto e estabelecimento de parcerias com empresas.

 

Recordamos que esta formação surge dos conhecimentos e experiência adquiridos após a Formação GRACE efetuada na Alta de Lisboa em 2010 e dois anos depois no Vale de Chelas, em parceria com o Programa K'CIDADE/Fundação Aga Khan e já se realizou em diferentes zonas do país, como por exemplo Fornos de Algodres, Santarém e Santa Maria da Feira.