Foi com expectativa e entusiasmo que, no passado dia 4 de Julho, no evento LigAção do Projeto Uni.Network, foram conhecidos os vencedores da III Edição da Academia GRACE, no Salão Nobre do Museu da Carris, em Lisboa. O evento, que contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre Associados GRACE e representantes e alunos das entidades académicas parceiras, teve ainda como objetivo relembrar e reforçar a tão necessária ligação entre o mundo empresarial e a academia.

 

A abertura esteve a cargo de Tiago Farias, Presidente do associado Carris, e de Paula Guimarães, Presidente do GRACE em representação da Fundação Montepio. Ambos salientaram a história e simbolismo do anfitrião, perito em conexões e comprometido com a temática da Responsabilidade Social Corporativa. Paula Guimarães salientou ainda, por um lado, o caminho que há a percorrer na aproximação entre os dois mundos e, por outro, o potencial deste tema na construção de carreiras e empresas abertas ao futuro e seus desafios locais e globais.

 

Focando a importância das parcerias, do trabalho conjunto rumo a um país e mundo mais sustentável e ético, Fernando Miguel Seabra, Embaixador da Aliança para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relembrou o alinhamento do Projeto Uni.Network com os ODS, especificamente o 4 – Educação de Qualidade, um dos Objetivos centrais para os quais os Associados GRACE e parceiros do Projeto contribuem de forma prática (pode conhecer melhor os ODS aqui).

 

Margarida Couto, Vice-Presidente do GRACE em representação da VdA, reviu, de seguida, os vários pilares do Uni.Network e recordou que esta rede conta já com 25 entidades académicas parceiras, de Norte a Sul do país. Realçou igualmente o papel das mais de 20 empresas que, ao longo do ano lectivo, foram participando no Projeto, partilhando os seus saberes e iniciativas de RSC com professores e alunos, através de intervenções em aulas, workshops e eventos, assim como disponibilizando-se para acolher estagiários, vencedores da Academia (mais informações aqui).

 

A apresentação da presente edição deste concurso foi feita por Luís Roberto, membro da Direção do GRACE em representação da Fundação BP, que partilhou a evolução clara da Academia ao longo dos seus três anos de história.

 

Este ano, a Academia GRACE contou com 50 trabalhos submetidos, num total de mais de 100 alunos envolvidos, que se debruçaram sobre as duas temáticas definidas em Regulamento. Uma motivava os alunos a debruçarem-se sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, resultando em olhares diversos e criativos sobre o país e planeta com temas como a Saúde, o Ambiente, a Moda sustentável, o Emprego, etc., mas também desafiando-os a olharem para dentro das empresas e também escolas, elaborando projetos relacionados com o segundo tema, a Responsabilidade Social Interna, tendo-se tocado áreas como o cuidado pela saúde e bem-estar dos colaboradores, a geração Millenial, a conciliação Trabalho-Vida pessoal, a Diversidade e inclusão, entre outros. Foi ainda entregue uma distinção ao Professor e interlocutor Uni.Network da Universidade de Aveiro, Manuel Oliveira, pela sua dedicação ao Projeto e especial mobilização dos seus alunos para o concurso.

 

E foram, sem dúvida, os alunos participantes da Academia GRACE as estrelas da tarde. O Presidente do Júri, João Queiroz, Diretor Geral do Ensino Superior, fez uma breve apreciação dos cinco trabalhos que o júri entendeu premiar com os estágios desta edição, dando a palavra aos alunos que tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos em formato pitch diante da curiosa plateia.

De seguida, num misto de nervosismo e entusiasmo, foram então anunciados e entregues os certificados pelos diversos membros do Júri:

  • Menção honrosa, entregue por Helena Oliveira, Diretora Executiva do Portal Ver, com o tema Responsabilidade Social Interna na Indústria do Vestuário: Cristina Sousa, Linda Ribeiro e Paulo Costa (Licenciatura em Ciências Empresariais do ESTG), do Instituto Politécnico do Porto
  • Terceiro lugar ex aequo, entregue por Luís Roberto, Direção do GRACE, com os temas Out of the Box: Diana Caetano e Tiago Dias (Licenciatura Marketing, Publicidade e Relações Públicas e Design), da Universidade Europeia, Como pode a Sumol Compal contribuir para a concretização dos ODS?: Ana Carolina Almeida, Karyna Kozitska e Lia Martins (Licenciatura em Gestão), da Universidade de Aveiro;
  • Segundo lugar, entregue por Margarida Couto, Direção do GRACE, com o tema Green Generation: Miguel Miranda (Licenciatura em Serviço Social), do Instituto Superior Ciências Sociais e Políticas; 
  • Primeiro lugar, entregue por João Queiroz, DGES, com o tema O Papel da moda sustentável na garantia de padrões de produção e consumo sustentáveis: Inês Martins Soares, Ana Gonçalves da Costa e Bruna Ferreira Pinto (Licenciatura em Gestão), também da Universidade de Aveiro.

 

Luís Roberto encerrou o evento, convidando todas as empresas Associadas do GRACE e Academia a envolverem-se no Projeto, sendo que, em Setembro, será conhecido o(s) novo(s) tema(s) da IV Edição Academia GRACE.  

 

A todos os vencedores, parabéns e frutuosos estágios!

Veja o álbum de fotos aqui

Leia a entrevista e reportagem do Portal VER aqui